domingo, 26 de fevereiro de 2012

Resenha Artigos

 (Artigo 1) 
Mariana Simões Pimentel Gomes

Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais

            Segundo Gomes et al (2010), a luta é subdividida em classes, levando-se em conta a distância necessária para atingir o oponente, sendo esta curta, média ou longa, a maneira que o ataque ocorre, com agarre, golpes ou com a utilização de um implemento. A categoria com agarre é uma luta em que os adversários ficam com uma distância curta entre eles, para poderem agarrar, derrubar e excluir o oponente, já na categoria com golpes é necessário manter uma distância média entre os adversários, para que os mesmos possam deferir golpes com as mãos, pernas, cotovelos e joelhos contra o oponente. Nas lutas com o uso de implemento os adversários ficam distantes um do outro, devido ao implemento que eles estão segurando, onde o objetivo é encostar no outro para marcar pontos. Independente da luta, todas têm histórias diferentes, particularidades, mesmo sendo da mesma categoria há golpes diferentes para cada modalidade e técnicas únicas. Apesar de estarem em categorias diferentes há cinco aspectos que fazem com que se encaixe em um mesmo esporte, as regras, a imprevisibilidade, o contato proposital, fusão de ataque/defesa e oponente ativo.

        A luta quando trabalhada na escola fornece um acervo motor muito grande para a criança, pois envolve todo o corpo, não acontece só um movimento, mas vários, e é preciso controlar todo o seu corpo para que o combate aconteça.




 (Artigo 2)
Samuel de Souza Neto 
Dagmar Hunger

Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física.

            Segundo Neto & Hunger (2006), a Educação Física enquanto curso de formação de profissionais, deveria abranger todas as modalidades de luta, desde a história até a prática da mesma dentro da escola. Infelizmente o professor passa uma modalidade mais a fundo, deixando as outras de lado, e com isso dificultando a prática dos alunos do curso de Educação Física, consequentemente estes deixarão de passar para seus alunos as modalidades de luta por não terem o conhecimento necessário. Alguns escritores colocam o conteúdo capoeira no lugar da luta, por um lado isso é bom, mostra a nossa cultura de movimento ao invés da cultura estrangeira, mas diminui a prática motora da criança, pois na luta todo o corpo é trabalhado, e em cada categoria movimentos diferentes se fazem presente. 


ACADÊMICOS: Eliane de Fátima Tomaz
                             Hendry Huxley Ferreira

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