Mariana Simões Pimentel Gomes
Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais
Segundo Gomes et al (2010), a luta é subdividida em classes, levando-se em conta a distância necessária para atingir o oponente, sendo esta curta, média ou longa, a maneira que o ataque ocorre, com agarre, golpes ou com a utilização de um implemento. A categoria com agarre é uma luta em que os adversários ficam com uma distância curta entre eles, para poderem agarrar, derrubar e excluir o oponente, já na categoria com golpes é necessário manter uma distância média entre os adversários, para que os mesmos possam deferir golpes com as mãos, pernas, cotovelos e joelhos contra o oponente. Nas lutas com o uso de implemento os adversários ficam distantes um do outro, devido ao implemento que eles estão segurando, onde o objetivo é encostar no outro para marcar pontos. Independente da luta, todas têm histórias diferentes, particularidades, mesmo sendo da mesma categoria há golpes diferentes para cada modalidade e técnicas únicas. Apesar de estarem em categorias diferentes há cinco aspectos que fazem com que se encaixe em um mesmo esporte, as regras, a imprevisibilidade, o contato proposital, fusão de ataque/defesa e oponente ativo.
A luta quando trabalhada na escola fornece um acervo motor muito grande para a criança, pois envolve todo o corpo, não acontece só um movimento, mas vários, e é preciso controlar todo o seu corpo para que o combate aconteça.
(Artigo 2)
Samuel de Souza Neto
Dagmar Hunger
Samuel de Souza Neto
Dagmar Hunger
Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate:
Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física.
Segundo Neto & Hunger (2006), a
Educação Física enquanto curso de formação de profissionais, deveria abranger
todas as modalidades de luta, desde a história até a prática da mesma dentro da
escola. Infelizmente o professor passa uma modalidade mais a fundo, deixando as
outras de lado, e com isso dificultando a prática dos alunos do curso de
Educação Física, consequentemente estes deixarão de passar para seus alunos as
modalidades de luta por não terem o conhecimento necessário. Alguns escritores
colocam o conteúdo capoeira no lugar da luta, por um lado isso é bom, mostra a
nossa cultura de movimento ao invés da cultura estrangeira, mas diminui a
prática motora da criança, pois na luta todo o corpo é trabalhado, e em cada
categoria movimentos diferentes se fazem presente.
ACADÊMICOS: Eliane de Fátima Tomaz
Hendry Huxley Ferreira
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